quinta-feira, 31 de maio de 2012

POSSE DA NOVA DIRETORIA DO GRÊMIO ESTUDANTIL VANGUARDA



Foi realizada nesta quarta feira dia 30 de maio de 2012, às 15:30 no pátio do Colégio Estadual Luiz Julio Carneiro, a posse da nova diretoria do Grêmio Estudantil Vanguarda.
Inicialmente, a coordenadora Geovana Marcia Carneiro Oliveira deu boas vindas a todos os presentes dando início aos trabalhos da solenidade.
Prosseguindo as atividades, a diretora do colégio professora Ivonei Carneiro de Almeida declarou empossada a nova diretoria para os trabalhos do anuênio 2012 – 2013.
Logo após ao ato de posse a presidente do grêmio a estudante do 2° ano do ensino médio Ana Paula de Jesus Cordeiro, agradeceu a todos os presentes pela confiança depositada na nova diretoria e a presentou o Plano de Trabalho do grêmio para os estudantes.
Finalizando os trabalhos foi franqueada a palavra a qual foi usada pela professora Katia Marciana a que ressaltou a importância de se ter um grêmio na escola para que juntos direção e estudantes possam construir uma gestão democrática.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Produção textual - Aula de História

Durante as primeiras aulas da II unidade na turma da 7ª série matutino, na disciplina de História, os alunos aprenderam sobre a descoberta do ouro no Brasil  ainda no período colonial e, os desdobramentos dessa grande descoberta,  como as questões relacionadas aos impostos cobrados pelo governo de Portugal, bem como guerras e disputas que foram travadas em busca de riquezas pela população. Com isso, dentre as várias atividades os alunos produziram alguns textos sobre como se encontrava a sociedade naquele momento. 
Profª Chacauana Araújo
 
O texto da Aluna Lyllian Gabriele se destacou entre os demais.

 
Minas Gerais: Terra do ouro!

                O nosso Brasil é um país grande e rico, porém com muita desigualdade social. Em nosso país foi encontrado muito ouro, principalmente em Minas Gerais.
            Isso aconteceu no final do século XVII, com a descoberta das primeiras jazidas de ouro no Brasil Colônia que incentivou a chegada de muita gente de toda parte do Brasil para essa região.
            Por causa da grande busca deste ouro, existiu uma guerra entre paulistas e os forasteiros vindos de diversas partes da colônia, que ficou conhecida como guerra dos emboabas. Essa guerra teve a vitória dos emboabas e a saída dos paulistas que foram procurar metais preciosos em outras áreas como Mato Grosso e Goiás.
            O governo de Portugal explorava todo esse ouro e chegou um período que teve dificuldades em administrar essa exploração, tomando algumas medidas para o controle dessa atividade.
            O governo português criou o quinto, que era o principal imposto sobre a exploração do ouro, ou seja, 20% do ouro encontrado pertencia a coroa portuguesa.
            Outra medida foi a construção das casas de fundição, que transformava o ouro em pó em barras e colocava o selo real para dificultar o contrabando.

Autora: Lylian Grabriele Carneiro Oliveira 


segunda-feira, 21 de maio de 2012

Grêmio Estudantil Vanguarda - Resultado da Eleição!


O Colégio Estadual Luiz Júlio Carneiro realizou durante todo o dia 18 de maio a Eleição para a escolha da nova diretoria do Grêmio Estudantil - Chapa Única. Participaram 219 estudantes, contabilizando 191 votos válidos; 07 votos nulos e 21 votos brancos.

Conheça a nova Diretoria:

Presidente: Ana Paula(2° ano)
Vice-presidente: Lylian Gabriele(7ª matutino)
1ª Secretária: Danielle Silveira(Eixo V)
2ª Secretária: Roseane de Jesus(1° ano)
1° Tesoureiro: Lucas Oliveira(1° ano)
2° Tesoureira: Débora Lorrayne(8ª matutino)
Oradora: Dalila Conceição(Eixo VI)
Diretora Social: Iolanda Martins(Eixo VI)
Diretora de Imprensa: Virgínia Carol(6ª matutino)
Diretor de Esporte: Damião Silva(8ª vespertino)
Diretora Cultural: Isadora Lima(5ª matutino)
1ª Suplente: Bianca de Jesus(5ª vespertino)
2ª Suplente: Dalila Carneiro(2° ano)


quarta-feira, 16 de maio de 2012

Reunião do Colegiado Escolar

 No dia 08 de maio de 2012 aconteceu uma reunião extraordinária do Colegiado Escolar, tendo como pauta:




  • A formalizaçãoda eleição do representante do Segmento Funcionário. Foram eleitas a secretária Ivalcemi de Oliveira Carneiro, Titular e Elba Helena Oliveira Martins, suplente.
  • Apresentação do PAIP e análise dos relatórios de rendimento dos estudantes referente ao ano letivo de 2011. 
  • Elaboração do Cronograma de Atividades de todos os planos da escola: PAIP, PDE e PPP..
No momento compareceram a engenheira e um encarregado da obra que informaram sobre o início das obras que está previsto para duas semanas.


Atividade de Artes


  Atendendo a proposta curricular da I Unidade que tem como conteúdo o assunto Teatro, os professores de Arte da 5ª a 8ª série desenvolveram um trabalho significativo sobre o tema com o objetivo de desenvolver nos alunos as competências de Artes que são: apreciar, interpretar e recriar. 
  A proposta envolveu pesquisa, trabalhos em grupos, estudos dirigidos, apreciação de vídeos, etc., onde eles puderam conhecer a origem do teatro, como ele surgiu no Brasil e alguns tipos de Teatro tais como o infantil; o invisível, de fantoches, de sombras e teatro na escola. 
   Os alunos socializaram os resultados durante as aulas de Artes.





Quadra do Colégio Luiz Júlio passará por reforma e um auditório será construído

Colégio Estadual Luiz Júlio Carneiro recebeu do Governo do Estado da Bahia a informação de que seriam construídas novas dependências na Unidade de Ensino e que a quadra poliesportiva receberia uma cobertura.    

 A Diretora Ivonei Carneiro entrou imediatamente em contato com a Secretaria de Educação do Estado alertando que não adiantaria cobrir a quadra com o piso danificado, alambrados e refletores com problemas. Então, encaminharam fotos da situação da quadra para que o projeto fosse reformulado. Conforme Ivonei o pedido foi atendido e além da reforma e cobertura da quadra o Colégio Luiz Júlio foi contemplado com a construção de um auditório com sala de multimídia. 


  
A empresa responsável pela obra é a Neoluz Engenharia de Salvador que terá 180 dias para conclusão dos trabalhos, podendo ser estendindo a depender do clima, da própria execução e outros fatores. Segundo a Engenheira da empresa Renata Remígio, a mão de obra local será aproveitada e cerca de 20 pessoas serão contratadas para trabalharem na reforma, embora, inicialmente em torno de quatro serão convocadas. A engenheira confirmou que a quadra passará por reforma total e uma cobertura de estrutura metálica será construída. Quadra do Colégio Luiz Júlio terá cobertura metálica Renata Remígio disse que em frente a quadra será construído um módulo com auditório, dois sanitários e uma sala de multimídia. 
 
A obra deverá começar em no máximo quinze dias. Área onde será construído o Módulo com Auditório Satisfeita com os novos espaços a serem erguidos no Colégio, a Diretora Ivonei Carneiro reiterou que uma das preocupações é em relação as atividades físicas, e com a reforma da quadra os alunos e professores da área poderão desenvolver melhor o trabalho. A diretora falou que o Luiz Júlio conta também com uma excelente equipe de Professores, Coordenação Pedagógica e demais servidores que conseguem propiciar um ensino de qualidade, sendo comprovada essa informação através dos resultados da Prova Brasil. 

 Por: André Luiz – AL Notícias
http://www.alnoticiasichu.com/?tag=reforma-da-quadra 

terça-feira, 15 de maio de 2012

CULTO ECUMÊNICO DE AÇÃO DE GRAÇAS PELOS 30 ANOS DE VIDA DO COLÉGIO ESTADUAL LUIZ JULIO CARNEIRO


Aos treze dias do mês de março, às 14:00h no clube 30 de Julho, a nossa comunidade escolar se reuniu para celebrar os 30 anos de vida deste colégio.
            O culto, organizado pela professora Maria Neja e pela coordenadora pedagógica Geovana Marcia, contou com a presença das igrejas: Católica, Batista e Assembleia de Deus.
Leiam o comentário inicial:
            “O motivo pelo qual estamos reunidos aqui todos já sabem: estamos celebrando 30 anos do Colégio Estadual Luiz Julio Carneiro que já foi chamado de Colégio Luiz Julio Carneiro, depois Escola Estadual Luiz Julio Carneiro e hoje Colégio Estadual Luiz Julio Carneiro. Junto com essas mudanças de nome muitas histórias foram construídas sob as mãos e os pés de muita gente. Gente que amou muito essa escola, gente que apenas trabalhou para ter o seu salário, gente que trabalhou sem salário...
            Tudo começou no ano de 1981, quando em reunião na Associação dos Moradores de Ichu, surgiu a ideia de construir um colégio para a população mais carente de nosso município. O pedido dessa construção foi feito pelos sócios, a partir de uma música criada por Ana Maria Carneiro (in memória), ao Deputado José Leão Carneiro que apoiava o grupo político de Luiz Julio Carneiro. O pedido foi imediatamente aceito e no mesmo ano se deu a construção das primeiras salas.
            Foi assim que em 15 de março de 1982, às 14:00h teve início a solenidade de inauguração do Colégio com a seguinte programação:
·         Missa em Ação de Graças celebrada na Igreja do Sagrado Coração de Jesus pelo Rvmº Padre Geraldino Rosa de Oliveira;
·         Comitiva em direção ao colégio;
·         Aula inaugural proferida pelo Seminarista Dijalma Brito Mota sobre Educação e Fraternidade;
·         Uso da palavra feito pela professora Silvanei Carneiro que homenageou o Patrono do Colégio, Sr,. Luiz Julio Carneiro; Armando Miranda Lima que falou do heroísmo de Luiz Julio; o vereador José André de almeida (in memória) que elogiou a atitude do líder político Luiz Julio; o Diretor do colégio, Profº Jonas Miranda Lima que enalteceu o desempenho do Deputado José Leão e falou dos benefícios que o colégio iria proporcionar aos pobres ;  Luiz Pastor Carneiro que parabenizou o empenho da equipe; Luiz Julio que agradeceu a ajuda do Dep. José Leão, do Prefeito de Candeal Ribeiro Tavares e do governador Antonio Carlos Magalhães; o prefeito de Candeal, Ribeiro Tavares falou sobre o papel e o objetivo do colégio no futuro da juventude ichuense e por fim José Leão Carneiro que fez uma análise dos benefícios que um colégio traz ao município e consequentemente ao Estado.
·         Para encerrar, cantou-se a música “Amigo” para homenagear o Sr. Luiz Julio Carneiro e o Hino Nacional;
·         Por fim, o Pe. Geraldino abençoou as dependências do colégio, o diretor encerrou a solenidade e a secretária lavrou a ata que está registrada no livro da escola.
            Então hoje, 30 anos após esse acontecimento estamos aqui para agradecer a Deus por todas as bênçãos, por tudo que construímos e pedir que Ele continue abençoando a todos que cooperam na manutenção desse projeto de amor ao povo de Ichu”.
            Após esse comentário inicial a Igreja Batista apresentou uma coreografia tendo presente a aluna da 5ª série, Bruna.
Em seguida foi feita a leitura bíblica, Evangelho segundo Mateus 7, 24-27 refletida pelas igrejas presentes. Durante a fala da Assembleia de Deus Rose, aluna do 2º ano, cantou uma belíssima canção.
Durante todo o culto teve oração, cânticos, homenagem aos fundadores e no final foi passado um slide com fotos desses 30 anos feito pela professora Cristian.
A solenidade foi encerrada com a entrega da premiação do TAL dos anos 2010 e 2011, Hino Nacional, agradecimentos pela diretora Ivonei, canto dos parabéns e o bolo foi servido a todos os presentes.