quarta-feira, 12 de setembro de 2012



Projeto Tempos de Arte Literária - TAL e Festival Anual de Canções Estudantis - FACE- 2012

Esse projeto é promovido pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia e tem como objetivo “fomentar o desenvolvimento da arte literária, nas suas diversas expressões, no currículo escolar, estimulando não apenas o hábito da leitura nos ambientes escolares de todos os municípios do Estado da Bahia, mas, sobretudo, da produção literária estudantil”.
Esse é o IV Sarau literário do Projeto Tal do Colégio Estadual Luiz Júlio Carneiro. O projeto foi desenvolvido pelos professores Jadione Cordeiro, Ilka Myrelle e Alice Margarida com apoio da direção e funcionários, nas turmas de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental e do 1° ao 3° do Ensino Médio, considerando os gêneros poesia, crônica, conto, fábula e texto dissertativo.
Foram convidadas as professoras Evanéria Santiago, Delvacy Cedraz e Nilzete Bacelar para julgarem as obras literárias que tiveram o delicado trabalho de escolher apenas 3 entre as 14 belíssimas produções.
Primeiro lugar- Ana Paula de Jesus Cordeiro, 2° ano do Ensino Médio, vespertino com o conto: Amor desconhecido.
Segundo lugar - Carolina Hilana Carneiro Lima, 7ª matutino, nos contou através da crônica A Barriguda, retalhos da história de sua família.
Terceiro lugar - A estudante do 3° ano, Samyla Oliveira Pereira, que trouxe uma reflexão sobre um tema polêmico e atual, através de seu texto dissertativo: Aborto, uma questão de vida ou morte.

Projeto Festival Anual da Canção Estudantil - FACE

A oficina do Projeto FACE ocorreu no dia 28 de agosto de 2012 ministrada pelas professoras Rita de Cássia e Chacauana Araújo com colaboração da professora Camila Oliveira. Esse projeto é promovido pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia, tem como princípio “Valorizar as raízes da cultura brasileira.”  Possui ao mesmo tempo um caráter educativo, artístico e cultural, objetivando explorar o potencial educativo através da música, estimulando assim o “desenvolvimento da musicalidade brasileira no ambiente escolar”. Inscreveram-se nesse projeto os estudantes Wagner Carneiro da 8ª série, Roseane de Jesus e a dupla Thatiana Carneiro e Nayla Perla, todos do turno vespertino.
A mesa de jurados foi composta por Tarcísio Santiago, Elmo Carneiro e Antônio Carlos classificaram assim as produções musicais:
1° Lugar – Roseane de Jesus com a música: Jesus Cristo
2° Lugar  a dupla Thatiana Carneiro e Nayla com a música: Sofrendo de amor
3° Lugar – Wagner Carneiro com a música: Tudo perde pra você.
O Colégio Estadual Luiz Júlio Carneiro parabeniza a todos os estudantes que participaram dos referidos projetos.