quarta-feira, 30 de novembro de 2011

MAIS UM CAMPEONATO EM NOSSA ESCOLA!






Mais uma vez o Colégio Estadual Luiz Júlio Carneiro, realiza o campeonato de futsal envolvendo alunos de todas as séries e turnos, na quadra polivalente da cidade devido o motivo da quadra do colégio está estragada e danificada.

Os jogos deram início no dia 13 de outubro de 2011, no turno vespertino com as seguintes equipes TÓLIMA X SÃO PAULO. O resultado do jogo foi de 5 para o SÃO PAULO e 1 para o TÓLIMA.Foi uma partída muito emocionante e disputada.

O segundo jogo desse dia, foi entre as equipes VAI E VEM X BAHIA, tendo um resultado de 8 gols para o VAI E VEM e 3 para o BAHIA.

Durante todo o campeonato as equipes e as torcidas se comportaram muito bem, mas em alguns dias houve alguns desentedimentos durante alguns atletas, mas tudo foi superado e reorganizado pelos juízes (Sidnei, Marcelo, Amadilson e Adriano).

Para nos manter informados a professora Rita fez o ''MURAL DA BOLA''. Nele tinha relatos, depoimentos, críticas e incentivos aos jogadores. Tinha também o "Bola Murcha" e o "Bola Cheia" das partidas para acompanhar o resultado.

No dia 04 de novembro, houve muita chuva em nossa cidade e os jogadores das equipes se dispuseram a retirar a água da quadra para que os jogos fossem realizados.


Na segunda-feira, dia 21 de novembro, ocorreu a final do campeonato entre as equpes FUT ART X SÃO PAULO. O campeão foi o FUT ART que ganhou de 7 a 6 para o SÃO PAULO.

A final do feminino foi entre as equipes CORÍNTHIAN X BOTAFOGO. O time campeão foi o CORÍNTHIAN que ganhou de 6 a 0 para o BOTAFOGO.

Foi muito legal e divertido ver as garotas jogarem.

Na outra modalidade masculina a disputa foi entre os times SUPER 11 X ESTOURADO. O time campeão foi o SUPER 11 que ganhou de 7 a 1.

O campeonato foi muito legal e espero que ano que vem seja melhor ainda.

Texto feito pela aluna Lylian Gabriele da 6ª série matutina.




O QUE É PROVA BRASIL?



A PROVA BRASIL procura conhecer a realidade da cada escola a partir do desempenho dos estudantes da 4ª série/5º ano, da 8ª série e do 3º ano do Ensino Médio (este último por amostragem).

Ela é realizada de 2 em 2 anos nas escolas que possuem número igual ou superior a 20 estudantes nas turmas avaliadas.

Com os resultados é possível analisar, discutir e planejar ações que visem a melhoria da qualidade da educação em cada escola, município, Estado e nação.

Nós do Colégio Estadual Luiz Julio Carneiro fizemos um estudo sobre essa avaliação a fim de conhecê-la melhor para, consequentmente, poder intervir positivamente em seus resultados.

O estudo foi feito com alguns professores e em sequência com os estudantes das séries envolvidas.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

PDE EM AÇÃO







No último dia 14, a nossa escola realizou mais uma ação do PDE. Dessa vez foi um ENCONTRO DOS MÚSICOS ICHUENSES COM ALUNOS DA EJA.

O objetivo dessa ação e desse encontro é tornar o ambiente escolar mais prazeroso a fim de estimular a permanência dos estudantes da EJA na escola, já que estes, por diversos motivos evadem antes de concluir o ano letivo.

O encontro foi marcado pela emoção, pela alegria e pela homenagem aos professores.

Tivemos a presença dos seguintes músicos: Elmo Carneiro (cantor, compositor e tecladista), Celso Matias (cantor, compositor e violeiro), Curió da Bahia (compositor, cantor, repentista e violeiro), Bruno Mota (tocador de acordeon) e Wagner (guitarrista).
Os convidados falaram de suas experiências na música, suas alegrias e desafios e emociaonaram os presentes com suas histórias de vida e suas canções.

como no dia seguinte se comemoraria o dia do PROFESSOR, os estudantes da EJA, direção e coordenação aproveitaram o evento para fazer suas homenagens.

Durante o encontro foi servido um delicioso caruru, feito com ingredientes doados pelos estudantes, professores e funcionários.

Parabéns a todos que participaram!
Obrigada aos músicos presentes!

DIA DO PROFESSOR/A


15 de outubro é um dia especial. É o seu dia Professor/a!

Parabéns pela garra, pela perseverança e pela esperança de ver em cada criança, jovem ou adulto uma nova criatura, transformada a partir de seu testemunho e do seu trabalho.

"Fé na vida, fé no homem, fé no que virá"

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Gincana de Português e Matemática


O Colégio Estadual Luiz Julio Carneiro realizou no dia 22/09/2011 a Gincana de Português e Matemática, prevista no PDE-Escola que tem como estratégia diminuir os baixos índices nessas disciplinas.





A atividade envolveu os estudantes do turnos matutino e vespertino do Ensino Fundamental e Médio. Foram constituidas 6 equipes assim distribuidas:
Turno Matutino:
Mistura de raças - 5ª e 8ª séries;


Quase anjos - 6ª e 7ª séries.



Turno Vespertino:
Azul carioca- 6ª e 1ª séries;


Jovens Unidos- 7ª e 8ª séries;

Palhaçada - 2ª série do Ensino Médio;

Os Imbatíveis - 3ª série do Ensino Médio.


As equipes tiveram provas antecipadas e surpresas com conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática. Após apuração o resultado ficou assim:
1ª Lugar: Os Imbatíveis
2º Lugar:
Quase anjos
3º Lugar:
Palhaçada

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Capacidades desenvolvidas pelo xadrez

Posfácio do livro “Meu primeiro livro de xadrez, curso para escolares” de Augusto Tirado e Wilson da Silva



Capacidades desenvolvidas pelo xadrez Antonio Villar Marques de Sá
Several valuable qualities of the mind are to be acquired and strengthened by Chess
Benjamin Franklin

Nos últimos anos, o tema xadrez e educação tem estado presente nos debates institucionais. Se, em países desenvolvidos, a utilização de jogos de estratégia em salas de aula já encontra considerável aceitação, o mesmo não se pode afirmar, salvo algumas exceções, quanto aos países em desenvolvimento. A primeira vista, não seria prioritária a implantação do xadrez em escolas públicas que, em sua maioria, possuem uma infra-estrutura deficiente: aos alunos faltam merenda, assistência social, jurídica, médico-dentária...; aos professores e funcionários, remuneração digna, condições satisfatórias de trabalho, material escolar, cursos de atualização...
Apesar das inúmeras condições adversas, é possível apresentar argumentos fundamentais em favor da utilização pedagógica do xadrez em escolas públicas, considerando-o, inclusive, como instrumento para o combate contra a evasão escolar.
Pesquisas confirmam esta hipótese, mostrando que a prática regular do "esporte-ciência" favorece um salutar desabrochar de qualidades pessoais da criança, em níveis afetivo e cognitivo, tornando-o uma atividade importante para seu desenvolvimento emocional e social.
Como dizia Fernando Pessoa, "O jogo de xadrez / Prende a alma toda, mas, perdido, / Pouco pesa, pois não é nada". Ou seja, ele propicia uma liberdade para a criança errar sem temer as conseqüências. Em um mundo onde ela tem poucas oportunidades de decidir, a partida de xadrez passa a ter uma função privilegiada, pois cada lance é precedido de uma análise e de uma tomada de decisão, o que contribui para o treinamento destas habilidades.
Em 1891, o psicólogo BINET, primeiro criador dos testes de Quociente de Inteligência e professor da Universidade da Sorbonne (Paris), iniciou suas experiências sobre algumas das possíveis contribuições do xadrez para o desenvolvimento intelectual. Suas conclusões, que abordaram a memória, a imaginação, o autocontrole, a paciência e a concentração, serviram de base para futuros trabalhos sobre o funcionamento do cérebro.
Em 1926, DIAKOV, PETROVSKY e RUDIK, psicólogos da Universidade de Moscou, foram encarregados pelo governo soviético de investigar o eventual valor educativo do xadrez. Eles verificaram que os enxadristas são muito superiores à população em geral quanto à memória, imaginação, atenção distribuída e ao pensamento lógico, passando então a recomendar este esporte como um método de autodesenvolvimento das capacidades intelectuais.
Em 1933, VYGOTSKY afirmou que "embora no jogo de xadrez não haja uma substituição direta das relações da vida real, ele é, sem dúvida, um tipo de situação imaginária". Pode-se dizer que, conforme propõe este grande psicólogo, através da aprendizagem do xadrez, a criança estaria elaborando habilidades e conhecimentos socialmente disponíveis, passando a internalizá-los, propiciando a ela um comportamento além do habitual de sua idade.
Em 1946, GROOT, psicólogo, matemático e enxadrista (representou seu país em três Olimpíadas), publicou seus estudos sobre o processo do pensamento dos mestres de xadrez. Este autor pensa ser capaz de confirmar a teoria da "concepção linear" de Otto Selz, considerando que cada momento do pensamento é determinado em sua totalidade pelo conjunto dos momentos que o precederam. Para ele, o pensamento no xadrez é essencialmente "não verbal".
Em 1981, CHRISTIAEN e VERHOFSTADT, psicólogos da Universidade de Gand, investigando a influência do xadrez no desenvolvimento cognitivo, observaram que alunos do Grupo Experimental a nível de 5ª série (5th graders) que receberam aulas de xadrez durante dois anos obtiveram resultados significativamente superiores em testes cognitivos do tipo proposto por Piaget, do que os do Grupo Controle que não as receberam.
Desde 1976, o Ministério da Educação da França patrocina as competições escolares oficiais e sugere às autoridades acadêmicas que incentivem o ensino do xadrez como atividade "sócio-educativa", como atividade "de estimulação cognitiva" e como "estudo dirigido". Neste país, inúmeras experiências, do Jardim-de-infância à Universidade, estão sendo implantadas.
Na década de 1980, com Karpov e Kasparov, o xadrez transformou-se no esporte número um da então União Soviética, e seus torneios escolares chagavam a receber um milhão de alunos.
Atualmente, cerca de 300.000 estudantes estão sendo beneficiados por uma resolução do Ministério da Educação da Holanda que autorizou a inclusão do xadrez como esporte escolar no currículo de 1º grau durante meia hora semanal.
Com este sucinto levantamento de trabalhos de pesquisa envolvendo o xadrez demonstrou-se o valor pedagógico e educativo deste esporte. Conforme discutido anteriormente, a atividade enxadrística está relacionada com o desenvolvimento de diferentes habilidades humanas, destacando-se a atenção, o autocontrole, a concentração, a imaginação, a memória, a paciência, e o pensamento lógico e a tomada de decisão.
Ainda se fazem necessários outros estudos em nível da pesquisa básica e aplicada nas áreas de psicologia, educação, matemática e informática para que todas as suas potencialidades sejam descobertas.

Curso de Xadrez para Iniciantes Aula 1 e 2



Vídeo "xadrez no Globo Esporte"


sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Desfile Garoto e Garota CELJC



O Colégio Estadual Luiz Júlio Carneiro, realizou no dia 11/08/2011, Dia do Estudante, o Desfile Garoto e Garota CELJC que é uma atividade do Projeto Político Pedagógico que visa valorizar a beleza Estudantil de nossa Escola. A mesa de jurados foi composta por Claúdia, representando Salão de Beleza, Cleidson Franklin, representado a Secretaria de Educação e Cultura, Ana Neres, Professora da Unidade Escolar, Heitor, representando a comunidade local e Emerson Pablo, presidente do Grêmio Estudantil da Escola.
O evento contou com a participação de estudantes, alunos, professores e do blogueiro Valdir. Além disso, a professora Rita de Cássia, apresentadora do Desfile, fez considerações importantes sobre o Dia do Estudante, ressaltando a importancia da Educação para nossa vida. Os concorrentes desfilaram com Traje Esporte, Traje Noite e Traje Estudantil. O desfile foi um sucesso!! Veja como ficou o resultado:




Categoria Masculina:

1º lugar - Alessandro Oliveira - 6ª série Matutino
2º lugar - Eliandro José - 3º ano Ensino Médio

3º lugar - Wellington Santos - 1º ano Ensino Médio

Categoria Feminina


1º Lugar - Letícia Marcelle - 7ª série - Vespertino
2º Lugar - Letícia Silva - 7ª série Matutino

3º Lugar - Virginia Carol - 5ª série - Matutino

quinta-feira, 26 de maio de 2011

REALIZAÇÃO DOS PROJETOS TAL (Tempos de Arte Literária) E FACE (Festival Anual da Canção Estudantil)

é sucesso!


No dia 25 de maio aconteceu a apresentação dos projetos TAL e FACE em nossa escola. Mas você sabe mesmo o que são esses projetos?

O FACE é um festival promovido pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia com o objetivo de estimular o desenvolvimento de habilidades artísticas nas escolas públicas da Bahia, integrando estudantes, visando fazer da escola um ambiente prazeroso, que desperte a criatividade e iniciativa dos estudantes.

O TAL é o Projeto da Secretaria de Educação da Bahia que visa fomentar a produção literária dos estudantes (texto, poesia, prosa, contos, ensaios, contos literários, cordel, folhetins, etc), promovendo momentos (saraus) de apresentação e apreciação literária, valorizando as produções realizadas no espaço escolar.

Durante os meses de abril e maio aconteceram as oficinas de produção dos textos em todos os turnos e as canções foram feitas em duas oficinas no turno vespertino. A primeira seleção resultou em 13 textos e 4 canções que foram apresentadas no dia 25.

Os vencedores foram:

TAL – 1º lugar “A Espinha Amarela” da aluna do 2º ano do ensino Médio, Samyla Oliveira Pereira.

2º lugar “ Anônimo Conhecido", da aluna do 3º ano do Ensino Médio, Roseane da Silva.

3º lugar "Eu queria ser", da aluna do Eixo V (noturno), Sandra C. Araújo.

FACE - 1º lugar “Não vale a pena chorar” da aluna do 1º ano do Ensino Médio, Thatiana.

2º lugar “O amor supera tudo" do aluno da 7ª Vespertino, Wagner.

3º lugar "Existe um grande desejo" do aluno da 7ª Vespertino, Joedson.

Esse ano é a primeira vez que o CELJC participa do FACE. Já o TAL ocorre pela terceira vez.

PARABÉNS A TODOS OS ESTUDANTES, PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS, COORDENAÇÃO E DIREÇÃO por mais este evento de sucesso.