quarta-feira, 23 de maio de 2012

Produção textual - Aula de História

Durante as primeiras aulas da II unidade na turma da 7ª série matutino, na disciplina de História, os alunos aprenderam sobre a descoberta do ouro no Brasil  ainda no período colonial e, os desdobramentos dessa grande descoberta,  como as questões relacionadas aos impostos cobrados pelo governo de Portugal, bem como guerras e disputas que foram travadas em busca de riquezas pela população. Com isso, dentre as várias atividades os alunos produziram alguns textos sobre como se encontrava a sociedade naquele momento. 
Profª Chacauana Araújo
 
O texto da Aluna Lyllian Gabriele se destacou entre os demais.

 
Minas Gerais: Terra do ouro!

                O nosso Brasil é um país grande e rico, porém com muita desigualdade social. Em nosso país foi encontrado muito ouro, principalmente em Minas Gerais.
            Isso aconteceu no final do século XVII, com a descoberta das primeiras jazidas de ouro no Brasil Colônia que incentivou a chegada de muita gente de toda parte do Brasil para essa região.
            Por causa da grande busca deste ouro, existiu uma guerra entre paulistas e os forasteiros vindos de diversas partes da colônia, que ficou conhecida como guerra dos emboabas. Essa guerra teve a vitória dos emboabas e a saída dos paulistas que foram procurar metais preciosos em outras áreas como Mato Grosso e Goiás.
            O governo de Portugal explorava todo esse ouro e chegou um período que teve dificuldades em administrar essa exploração, tomando algumas medidas para o controle dessa atividade.
            O governo português criou o quinto, que era o principal imposto sobre a exploração do ouro, ou seja, 20% do ouro encontrado pertencia a coroa portuguesa.
            Outra medida foi a construção das casas de fundição, que transformava o ouro em pó em barras e colocava o selo real para dificultar o contrabando.

Autora: Lylian Grabriele Carneiro Oliveira 


Nenhum comentário:

Postar um comentário