Os estudantes do Curso Técnico em Segurança do Trabalho participaram da Audiência Pública promovida pela Câmara Municipal de Vereadores sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2019 FRATERNIDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS no dia 09 de maio.
Os estudantes pesquisaram sobre questões ambientais do município na disciplina Aspectos e Impactos Ambientais especialmente a situação do "lixão" e dos recursos hídricos.O trabalho foi apresentado pelo estudante Cristiano Reis, representando a escola, e na oportunidade da audiência disse, na visão da turmas, quais as ações que o poder público precisa desenvolver em favor dos problemas levantados.
Segue abaixo os problemas e as soluções apresentadas.
PROBLEMAS:
- O local do lixão é inadequado pela declividade do terreno por estar próximo do Rio Tocós e do Umbuzeiro assim como quantidade de lixo descartado no meio ambiente ainda é considerado muito.
- Muito material reciclável ainda é encontrado no lixão da cidade.
- O descarte de embalagens tóxicas.
- Desmatamento da mata ciliar e assoreamento do rio da Mumbuca.
- Construções civis e descarte de restos de material de construção no leito do riacho da Estiva
POSSÍVEIS SOLUÇÕES
- Escolher um local menos agravante ao meio ambiente e valorizar/fortalecer a ação da ACTAMARES.
- Desenvolver campanhas de conscientização através dos meios de comunicação e redes sociais, em escolas, igrejas e associações.
- Carta de alerta e recomendação dos órgãos competentes aos comerciantes de produtos tóxicos para o cuidado com o retorno dessas embalagens ao fornecedor.
- Re/plantio de mudas nativas para fortalecer a mata cilicar e evitar o assoreamento do rio através dos estudantes das escolas públicas do município de Ichu.
- Carta de recomendação dos órgãos competentes aos proprietários de terrenos próximos ao riacho da estiva e ao proprietário do terreno para evitar a comercialização do mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário