quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Estudantes do 1ano técnico visitam a APAEB Valente


Nós, alunos da turma de 1º ano do Curso Técnico em Administração do Colégio Estadual Luiz Carneiro,  no dia 21 de agosto de 2019, fomos até a cidade de Valente conhecer a APAEB (Associação dos Pequenos Agricultores da Bahia), que confecciona sisal, faz artesanatos, tapetes e etc.  Fomos em um total de 31 pessoas, entre alunos e professores. As professoras responsáveis pela visita técnica foram Margarida e Ilka Myrele. Fomos acompanhados também pela diretora Ivonei.
Ao chegarmos às 14:10 fomos recebidos por um dos  representantes da empresa, o       senhor Misael. 
Logo após, fomos conhecer os setores da empresa. Havia três galpões e fomos informados que em cada se fazia uma atividade diferente. Começamos a conhecer primeiro o galpão em que havia motores de sisal. Deu para perceber que todos estavam bem equipados com os equipamentos de segurança, tomando sempre cuidado, pois tinha várias máquinas enormes. Logo após, vimos o setor em que refinava o sisal e a o setor de produção de tapete.  Percebi que não tinha muito trabalho pesado neste setor, pois as máquinas e essa tecnologia ajudavam.
Fomos conhecer o setor de pigmentação, onde pintava o sisal. Lá tinha um cheiro muito desagradável, mas fomos bem recebidos pelo operário que trabalhava lá.  Ele mostrou tudo com satisfação e amor pelo trabalho dele. Isso é bom, pois quando se tem amor pelo que faz é mais gratificante.

Percebi que todos trabalhavam com bastante atenção. A maioria das mulheres ficava nos setores de tapete, artesanato e os homens nos trabalhos mais pesados.
Ao total de funcionários tinha 260, desses 36 eram mulheres.

Ao perguntar ao representante, todos ali trabalhavam de carteira assinada. Assim, todos podem ter os seus direitos preservados.  Isso é ótimo pode perceber que é uma empresa responsável. Além de trabalhar com sisal eles exportam para outros estados.
Não poderia esquecer a parte que eu mais gostei, um viveiro onde ficava um funcionário responsável para plantar árvores frutíferas e outras naturais da caatinga. Tinha plantas para doações, uma atitude sustentável.

Além desses trabalhos, eles também fabricavam alimentos naturais como: cocada, geladinho, sorvete, biscoito etc.

No final, fomos conversar com o administrador da associação. Ele explicou que, como toda a empresa, ele tinham suas dificuldades. Eles passaram por um momento de crise e tiveram que fazer várias coisas para que ela não fechasse como  empréstimo e entre outros. O principal projeto da APAEB é crescer ainda mais.
A associação já tem projetos como EFA (Escola Família Agrícola) que recebe adolescente da cidade. Tem também a casa de agricultura, e o laticínio de cabra onde produzem os derivados do leite. O seu trabalho mais antigo é a indústria de tapete de sisal.

A APAEB é bem reconhecida no estado, já ganhou várias premiações. O administrador da empresa disse que o principal objetivo é empregar mais pessoas e gerar renda para cidade para não deixar a cultura da nossa região sisaleira era morrer.

Parabenizo a associação por esse trabalho gratificante. Que eles possam crescer cada vez mais gerando oportunidade para varias outras pessoas. A única coisa que eu achei que poderia melhorar foi que os visitantes deveriam receber máscara de proteção. Por mais que o produto seja natural às vezes o cheiro é um pouco irritante e pode incomodar. Adorei a visita e espero voltar a cidade de Valente e conhecer a escola desse projeto que é tão bonito.
Estudante do 1°ano, Keila





























Nenhum comentário:

Postar um comentário