As PICS, Práticas Integrativas e Complementares no SUS, (Sistema Único de Saúde) são oferecidas de forma integral e gratuita, em 29 procedimentos à população. Os atendimentos começam na Atenção Básica, principal porta de entrada para o SUS.
Através do convite de estudantes do 1º ano do curso técnico em Administração do Colégio Estadual Luiz Julio Carneiro, os ACS Agentes comunitários de Saúde, Silvaneide e Cida, desenvolveram técnicas de relaxamento e a prática do Reiki como parte de um trabalho incluso na disciplina Projeto de Vida, ministrada pela Professora Neja.
"As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão. Em alguns casos, também podem ser usadas como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas. Evidências científicas têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares. Além disso, há crescente número de profissionais capacitados e habilitados e maior valorização dos conhecimentos tradicionais de onde se originam grande parte dessas práticas". (http://www.saude.gov.br).
IMPORTANTE: As Práticas Integrativas e Complementares não substituem o tratamento tradicional. Elas são um adicional, um complemento no tratamento e indicadas por profissionais específicos conforme as necessidades de cada caso.
Durante a atividade os discentes tiraram suas dúvidas, e tiveram seus nomes agendados para atendimento dentro da Unidade de Saúde Helena Santiago no decorrer do mês de Setembro.
A disciplina tem como objetivo principal valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
Por Cida Carneiro
Matéria publicada no site da Secretaria de Saúde:
Parabenizamos a professora Neja pela iniciativa e agradecemos aos profissionais da saúde responsáveis pela vivência!
Nenhum comentário:
Postar um comentário