terça-feira, 24 de julho de 2018

INICIADA A MATRÍCULA DOS CURSOS PROFISSIONALIZANTES NO CELJC

Neste dia 24 de julho de 2018 foi iniciada a matrícula dos cursos Técnicos em Administração e Segurança do Trabalho em nossa escola.
Os alunos com direito à matrícula são os convocados pela Secretaria de Educação, abaixo relacionados.
Para efetuar a matricula, o estudante deve apresentar os documentos previstos no Art. 16 da Portaria de Matrícula nº 7.834/2017, a saber:
I - Original do Histórico Escolar
II - Original e cópia da cédula de identidade
III - Original e cópia do CPF
IV - Original e cópia legível com data recente do comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, intenet, contrato de aluguel, IPTU, cartão de crédito ou TV por assinatura).

LISTA DOS CONVOCADOS/TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO 

EMERSON PABLO JESUS SILVA
LAYNARA CORDEIRO PEREIRA
MARIA IZABEL DOS SANTOS DE JESUS
ERIK SANTOS DA SILVA
MARIA IVETE LIMA DE SOUZA 
 ADELMA CARVALHO OLIVEIRA CARNEIRO 
JULISSER QUEIROZ CORDEIRO 
PAULO SANTOS DE ALMEIDA 
 MAYARA SILVA FERREIRA 
 LUCIANA ODETE CARNEIRO 
 IURE DOS SANTOS DE JESUS 
 ELINEIDE DE OLIVEIRA CARNEIRO 
 ROSIMEIRE OLIVIERA CARNEIRO SILVA 
 ANDRE ANUNCIAÇAO MARTINS
 ROSEMERE LINHARES DA SILVA 
ADILSON SANTOS DA SILVA 
 JAQUELINE DA SILVA CARNEIRO
ANGELA MARIA DE JESUS SANTOS FERREIRA DA SILVA 
GLICERIA DA SILVA OLIVEIRA 
CIRLANDIA NIZIA CARNEIRO
 CLEIDIANE DE JESUS BACELAR 
 DANEZIA MORAES DOS SANTOS CORDEIRO
MARIANA MOTA CEDRAZ 
 MARIANA KALINY CARNEIRO 
 LUENA SANTOS DA CONCEIÇAO 
 SIVAL OLIVEIRA DA CONCEIÇAO
 CLARA BEATRIZ RAMOS CARNEIRO 
 HEVILA MARIA OLIVEIRA CARNEIRO
 GABRIEL NATAN OLIVEIRA FERREIRA
MARTA CORDEIRO
 JESSICA LIMA CARNEIRO 
 JACKSON CARNEIRO SILVA 
 ROZANA DE JESUS FERREIRA DA SILVA 
 MARILENE SILVA SANTANA OLIVEIRA
 MONICA CARNEIRO DA SILVA ALMEIDA

LISTA DOS CONVOCADOS/TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO 

ERICO DA SILVA FERREIRA
 EMANOEL VITALMIRO CARNEIRO 
 GILMARA SANTOS DA SILVA 
 CRISTIANO REIS CARNEIRO OLIVEIRA 
MARI IVANETE VICENTE MOTA 
 JOSILENE SOUZA CARNEIRO OLIVEIRA 
MARIA PEDRINA CORDEIRO DA SILVA 
IDALIA CEDRAZ DE OLIVEIRA CARNEIRO 
 DINÉIA MAIA DA SILVA CARNEIRO
 GEANE MOTA DE OLIVEIRA CARNEIRO
RAILDO OLIVEIRA CARNEIRO 
 FERNANDA DÁDIVA DA SILVA LIMA
 MONIQUE SILVA OLIVEIRA 
MARCIO ALMEIDA DA SILVA 
 JORGE WAGNER CORDEIRO DA SILVA 
 ROSILENE SILVA SANTANA SANTOS
 IAÇANAN CARNEIRO DE JESUS 
 DAYANA DARA CEDRAZ DA SILVA 
 HENRIQUE SILVA SANTANA OLIVEIRA 
 ADELMA CARNEIRO DE OLIVEIRA 
 VANESSA ARAUJO CARNEIRO
 ERICA PATRICIA CARNEIRO
DANIELLE DE OLIVEIRA CARNEIRO 
 HILDERLANDIA SANTOS CARVALHO 
INNAYÁ CARNEIRO DE JESUS
 MARIA CONCEIÇÃO DOS SANTOS DE JESUS
WILLIAM SANTOS DE ALMEIDA 
ANDERSON ARAUJO DE ALMEIDA 
 FRANK SOUZA CARNEIRO 
HILTON SILVA SANTOS JÚNIOR 
 FRANCELMO MACIEL CARNEIRO 
 EULLER CORDEIRO DA SILVA 
 GILVANO AMADO RIBEIRO LIMA BRITO 
ANTONIO JOEMERSON SANTOS DE OLIVEIRA 
ANDREIA DE JESUS SANTOS FERREIRA DA SILVA

BNCC FOI TEMA DA 2ª JORNADA PEDAGÓGICA DO COLÉGIO ESTADUAL LUIZ JULIO CARNEIRO




No dia 23 de julho, como proposto pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia, o Colégio Estadual Luiz Julio Carneiro realizou a 2ª Jornada Pedagógica 2018.  Essa segunda jornada já estava prevista no calendário escolar, como um momento propício ao estudo, reflexão e planejamento da prática escolar.


Diante da homologação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC pelo Ministério da Educação, a SEC propôs a realização de um DIA DE APROPRIAÇÃO DA BASE com o objetivo de fomentar o estudo sobre o documento, promovendo o conhecimento dos sujeitos escolares sobre os tópicos da introdução do capítulo 1: a base e as 10 Competências Gerais, os marcos legais, os fundamentos pedagógicos, os princípios da igualdade, diversidade e equidade, o currículo e o regime de colaboração.

Desse modo, direção, coordenação pedagógica, professores, pais, estudantes e funcionários puderam conhecer/aprofundar os pontos principais, do capítulo 1, bem como do capítulo 2 que trata da estrutura da BNCC.
Para os participantes o encontro atingiu os objetivos. Questionados sobre o que ficou desse estudo, disseram:
·         “necessidade de aprofundar o documento para uma melhor compreensão”,
·         “fica a responsabilidade de encarar as mudanças que a BNCC propõe”,
·         “a partir desse estudo, é lançado o desafio de transformar a escola em um ambiente de aprendizagem significativa e integral”
·         “como colocar em prática a educação inclusiva e promover a equidade com base na BNCC?”
Os estudos da Base terão continuidade nos momentos de Atividade Complementar - AC




















quarta-feira, 11 de julho de 2018

ESCOLA REALIZA O PLANTÃO PEDAGÓGICO PARA ACOMPANHAMENTO DOS ESTUDANTES


Nos dias 10 e 11 de julho, a direção e a coordenação pedagógica do Colégio Estadual Luiz Julio Carneiro realizaram o PLANTÃO PEDAGÓGICO com o objetivo de ouvir e dar ciência aos familiares dos estudantes sobre o seu desempenho na I unidade letiva de 2018.


Durante a conversa os familiares tiveram a oportunidade de falar sobre os que seus filhos dizem da escola e de ouvir sobre o seu desempenho não só nos assuntos da área cognitiva como também de outros aspectos sócio-formativos importantes na formação integral do ser humano.
Os familiares ficaram satisfeitos com a metodologia empregada, pois esse acompanhamento é fundamental para evitar fracassos futuros.
Os pais e responsáveis que não puderam comparecer nos dias marcados poderão aparecer em outro momento conforme suas possibilidades.
A escola agradece aos familiares presentes e se dispõe a continuar atendendo a comunidade escolar para o bom desenvolvimento de suas atividades.

ALUNOS DO 9º ANO COMEÇAM A SE PREPARAR PARA O REDIJAÊ


A professora de Língua Portuguesa, Ilka Myrelle, iniciou os trabalhos do Projeto Redijaê que visa preparar os estudantes para o ENEM.
A perspectiva de iniciar esse trabalho desde o 9º ano é preparar bem o estudante para o Exame Nacional do Ensino Médio a ser realizado no 3º ano.


A ação faz parte do projeto ENEM 100% e a proposta é a de que os estudantes escrevam e envie suas redações para o ambiente virtual da plataforma Anísio Teixeira (http://colaborativus.pat.educacao.ba.gov.br/enem/).
Os textos são analisados por professores da rede estadual e por estudantes de universidades públicas e particulares e devolvidas para os alunos, com as observações necessárias para o aperfeiçoamento da escrita dissertativa.
O projeto permite o envio de duas redações. Na primeira etapa, e segunda etapa. A coordenadora de Currículo e Desenvolvimento Humano da Secretaria da Educação do Estado, Jurema Brito, ressalta que o Re­dijaê é um me­ca­nismo de for­ta­le­ci­mento do pro­cesso de pre­pa­ração dos es­tu­dantes. “O Redijaê é uma das ações do ENEM 100%, que funciona como um conjunto de estratégias para ajudar o estudante que vai fazer o Exame, já que a redação é uma etapa muito importante para o ENEM. Então, o que queremos com o Redijaê é que o estudante compreenda as competências, através dos cursos online que oferecemos no ambiente virtual do Portal da Educação, e possam produzir um texto eficiente para que tenha mais chance de entrar para o Ensino Superior”.
Passo a passo - Para par­ti­cipar do projeto, o es­tu­dante deve acessar o link:  http://colaborativus.pat.educacao.ba.gov.br/enem/, in­formar o CPF ou a ma­trí­cula e pre­en­cher al­guns dados. O link de acesso e senha pro­vi­sória é enviado para o e-mail do es­tu­dante ca­das­trado. A pon­tu­ação e as in­for­ma­ções de de­sem­penho do es­tu­dante serão disponibilizadas nessa pla­ta­forma, no dia 3 de novembro.
Preferencialmente, o texto deve ser escrito na folha pa­drão dis­po­nível na Pla­ta­forma Anísio Tei­xeira (Am­bi­ente Co­la­bo­ra­tivus) ou em uma folha pau­tada de ca­derno. Depois, o texto deve ser fo­to­grafado uti­li­zando um ce­lular ou ta­blet. Importante salvar em boa re­so­lução e enviar como do­cu­mento (PDF) ou ar­quivo de imagem (PNG, JPEG e JPG). O texto pode, também, ser digitalizado utilizando um aplicativo de scanner (dis­po­nível gra­tui­ta­mente nas lojas vir­tuais dos ce­lu­lares ou ta­blet) ou utilizando uma impressora com scanner.

quinta-feira, 5 de julho de 2018

CELJC ICHU-BA: Cursos Técnicos de Nível Médio nas áreas de Administração e Segurança do Trabalho.



A inscrição deverá ser feita no portal da SEC através do http://processoseletivoeptec.educacao.ba.gov.br/inscricao
§ 1º-No ato da inscrição o candidato deverá fazer a opção para um único Município, Unidade Escolar, curso e turno.
§ 2º-Ao inscrever-se, o candidato informará o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e criará uma senha de 06 a 08 dígitos, que dará origem a um login para trânsito no link do sorteio, inclusive para modificar as informações ou cancelar a sua inscrição.
§ 3º-O candidato poderá alterar os dados pessoais, a senha, o curso e o turno para o qual pleiteia a vaga. Não será permitido alterar o município de residência e o CPF.
§ 4º A inscrição implica o reconhecimento e a aceitação, pelo candidato, de todas as condições previstas nesta Portaria.
§ 5º-O candidato, ao cancelar a sua inscrição, terá todos os seus dados apagados no Sistema. Contudo, caso deseje, poderá inscrever-se novamente, preenchendo um novo cadastro durante o período de inscrição.
§6º-O candidato poderá esclarecer as dúvidas referentes à sua inscrição pelo e-mail suprot.regulacao@educacao.ba.gov.br
São 35 vagas para cada um dos cursos ofertados: Técnico em Administração e Técnico em Segurança do Trabalho, turno noturno.
Art. 5º As vagas disponibilizadas no Processo Seletivo para os cursos de Educação Profissional Técnica na forma de articulação subsequente ao ensino médio - 2018.2 serão distribuídas segundo a ordem classificatória das médias finais obtidas nas disciplinas Língua Portuguesa e Matemática no último ano/módulo de estudo no Ensino Médio ou equivalente ou resultado obtido no Exame Nacional do Ensino Médio / Enem.
§ 1.º - O candidato deve declarar as suas médias, preenchendo o campo específico do formulário de inscrição, informando a média final das disciplinas Língua Portuguesa e Matemática alcançadas na última série do Ensino Médio ou as médias obtidas no Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos / CPA ou as médias obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio / ENEM.
§2.º - As médias finais registradas em conceitos serão convertidas automaticamente em notas pelo sistema do Processo Seletivo, considerando as equivalências, conforme o Anexo II.
Art. 6º Todos os candidatos inscritos serão classificados, considerando-se a ordem decrescente de média final, até atingir o limite de vagas oferecidas, sendo convocados de acordo com a ordem da referida classificação e o número de vagas fixadas no Anexo III.
§1.º-Em caso de empate na média final das notas obtidas, o desempate será feito dando-se preferência, sucessivamente, ao candidato que possuir:
I- maior média de Língua Portuguesa;
II- maior idade, considerando-se dia, mês e ano.
Art. 7º O candidato convocado no Processo Seletivo EPTEC - 2018 deverá comparecer e efetivar  a sua matrícula na Unidade Escolar para qual se inscreveu e foi contemplado, no período de 19 a 23 de julho de 2018, no turno que irá estudar, apresentando a seguinte documentação:
I - Cópia do CPF - sendo necessária a apresentação do original para a devida autenticação;
II - Certificado de Conclusão do Ensino Médio original;III - Cópia da Cédula de Identidade - sendo necessária a apresentação do original para a devida autenticação.
IV- Comprovante de residência, atestando o endereço informado no momento da inscrição - original e cópia legível com data recente do comprovante de residência (Água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU, cartão de crédito ou TV por assinatura).
§1.º - Para efetivar a matrícula, o candidato deverá comprovar a veracidade da média final declarada, apresentando o histórico escolar ou outro documento original da instituição de origem.
O relatório geral dos sorteados será divulgado no site da Secretaria da Educação e ficará à disposição do candidato interessado em conhecer sua classificação, mediante a inserção do seu login cadastrado no ato de inscrição.
Art. 12-. O prazo máximo para convocação de candidatos contemplados no Processo Seletivo EPTEC 2018 é até 30 (trinta) dias após o início das aulas de cada semestre.
Art. 13 - Não devem ser iniciadas as aulas para as turmas que não atingirem o mínimo de 20 alunos, até o início das aulas, conforme calendário letivo de 2018.2.
Parágrafo Único - Os cursos no eixo tecnológico Produção Cultural e Design estão autorizados a funcionar com o mínimo de 15 alunos matriculados.